Pesquisadores nos EUA testam nova abordagem de imunoterapia

Investigadores do Hospital Infantil de Filadélfia, nos Estados Unidos, focaram a sua investigação num processo que impulsiona o sistema imunológico a combater o cancro.
Num artigo publicado na revista científica Nature Medicine, a equipa liderada pelo cientista Wayne Hancock diz ter identificado um mecanismo que impulsiona a ação do sistema imunológico contra o cancro, através da função das células Treg, que atuam evitando que o organismo ataque as células do próprio corpo.
O objetivo desta pesquisa centrou-se na necessidade de criar um processo que reduza a ação das células Treg “para que o sistema imunológico assuma uma atividade antitumoral, sem gerar reações autoimunes”, segundo os autores do trabalho.
Testes realizados em modelos animais mostraram resultados promissores no combate ao cancro e a pesquisa poderá gerar uma nova abordagem na imunoterapia.
Apesar dos dados animadores, os investigadores sublinham que a técnica poderá estar ainda longe de poder ser usada em ensaios clínicos, pois, numa próxima fase,  serão necessários novos testes para perceber se os mesmos processos podem ser manipulados em células humanas.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter