Dois oncologistas pediátricos do Centro de Pesquisa do Cancro Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, ganharam bolsas da Fundação da St. Baldrick, uma organização sem fins lucrativos dedicada a angariar fundos para a pesquisa do cancro infantil.
Eric Chow vai conduzir um estudo que acompanhará mil crianças previamente tratadas contra leucemias (tumor que atinge o sangue) e linfomas (tipo de cancro que afeta o sistema linfático), que faziam parte de grupos de estudo de vários hospitais pediátricos de oncologia, selecionadas para receber dexrazoxano, um composto que tem revelado eficácia a minimizar a toxicidade cardíaca em doentes adultos com cancro.
“Muitas crianças agora sobrevivem ao cancro mas desenvolvem outros problemas mais tarde na vida, como resultado dos tratamentos”, disse Chow. “Através deste estudo, esperamos descobrir se há uma forma de proteger o coração das crianças, enquanto elas recebem tratamentos e, ao fazer isso, garantir não só que superam a doença, mas também são capazes de ter uma vida longa e saudável”.
Phoenix Ho, por seu lado, trabalha no Departamento de Investigação Clínica do Laboratório Meshinchi, onde se concentra no estudo das alterações moleculares na leucemia mieloide aguda, com o objetivo de definir novos marcadores de prognóstico para estratificação do risco e identificação de novos alvos de tratamento.
Este investigador vai promover o seu estudo na exploração de alterações genómicas WT1 para identificação de novos alvos contra a doença, concentrando-se na medição do número de cópias do gene WT1 presentes em amostras de sangue do paciente após a quimioterapia.
O estudo tem por finalidade monitorizar a resposta aos tratamentos, bem como identificar um marcador para a deteção precoce de recaída.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.