Pesquisadores em Barcelona descobrem mecanismo que acelera tumores

A Nature publicou um estudo do Instituto para Pesquisa em Biomedicina (IRB Barcelona), em Espanha, que descreve um mecanismo controlado pela proteína CPEB1 que afeta mais de 200 genes relacionados com a proliferação celular e progressão do tumor.

O mecanismo, que foi descoberto usando células de linfoma de Hodgkin (tumor que afeta o sistema linfático), tem sido proposto como um sistema geral de regulamentação que aumenta a propagação do cancro.

Os investigadores descrevem que a CPEB1 encurta uma região altamente específica de RNA, que contém a maior parte dos sinais que determinam se uma molécula de RNA se transforma em proteína ou não.

“As proteínas CPEB são necessárias durante o desenvolvimento e também durante a regeneração do tecido, através de células estaminais de adultos, mas, se a ação da CPEBs não é desligada, as células dividem-se continuamente e formam um tumor”, explicam os autores do estudo.

O laboratório em Barcelona desenvolveu um sistema de rastreio de moléculas terapêuticas para usar no desenvolvimento de um medicamento capaz de inibir a ação da CPEB em tumores, com poucos efeitos secundários nas células saudáveis.

“Não há fármacos atualmente disponíveis que influenciem a regulação da expressão do gene a este nível, mas as nossas descobertas abrem um caminho terapêutico pioneiro. Estamos otimistas com o potencial das proteínas CPEB como alvos “, diz o líder do estudo, que defende que a ação de proteínas CPEB deve ser considerada uma estratégia terapêutica.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter