Pesquisadores criam mosca para estudar evolução das células tumorais

Cientistas do Instituto para a Pesquisa em Biomedicina (IRB Barcelona), em Espanha, apresentaram um modelo de mosca da fruta para demonstrar a relação entre a instabilidade genómica e o cancro.
A asa da mosca da fruta pode ser a chave para desvendar os eventos genéticos e moleculares que transformam uma célula normal em cancerígena. O estudo usou uma Drosophila melanogaster (mosca da fruta) para reproduzir cada um dos passos que ocorrem quando uma célula saudável se torna cancerígena.
O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e os autores explicam que, pela primeira vez, foi possível criar um modelo genético que permite compreender os fenómenos que ocorrem desde que as células começam a acumular erros genómicos até darem origem a um tumor.
A ideia de criar este modelo surgiu com o intuito de que este possa ajudar a identificar cada um dos genes e moléculas envolvidos na formação e progressão das células cancerígenas, a fim de desenvolver novos tratamentos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter