Pesquisadores médicos do Instituto Curie, em França, Gudrun Schleiermacher, especialista em cancro infantil, e Reyal Fabien, especialista no cancro de mama, foram recentemente nomeados pelo Site de Pesquisa Integrada do Cancro (SIRIC) para liderarem equipas em novas pesquisas na área do cancro.
O Instituto Curie já tinha sido integrado no SIRIC, entidade que gere programas interdisciplinares de pesquisa cognitiva e disseminação de conhecimentos e práticas na área do cancro, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre os cuidados de pesquisa e os benefícios diretos para os pacientes.
A criação de equipas de investigação de translação chefiadas por médicos-cientistas é vista como fundamental pelo SIRIC no que diz respeito à investigação na área do cancro.
O pediatra Gudrun Schleiermacher vai assim criar um grupo de desenvolvimento de novas terapias para tumores pediátricos específicos, o neuroblastoma (tumor pediátrico que afeta o sistema nervoso simpático) e rabdomiosarcoma (tumor que afeta os músculos), enquanto o cirurgião Fabien Reyal irá focar-se na identificação de marcadores preditivos de sensibilidade ou resistência dos tumores de mama.
A ideia de posicionar pesquisadores médicos na liderança destas equipas tem como finalidade proporcionar uma combinação entre a atividade clínica e a investigação, criando assim uma interface que possibilite desempenhar um papel relevante na transferência de conhecimentos entre o laboratório e os cuidados.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.