A Universidade Nova de Lisboa foi distinguida com a medalha de honra da L’Oreal para as Mulheres na Ciência 2015, com uma pesquisa na área oncologia que tem como objetivo tornar as células cancerígenas menos resistentes à quimioterapia.
Elisabete de Oliveira Marques, investigadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, é a autora principal do estudo.
A distinção tem como finalidade “reconhecer e incentivar o trabalho das mais promissoras jovens cientistas que desenvolvam a sua pesquisa em instituições portuguesas, com projetos originais no âmbito das ciências da saúde e do ambiente”.
A investigação de Elisabete Marques “tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas luminescentes biodegradáveis, para descoberta de novos biomarcadores, e para servirem de veículo na libertação controlada de fármacos (Doxorrubicina e a Camptotecina) em células cancerígenas, e assim contribuir para o combate à resistência a quimioterapia convencional”.
A Universidade Nova de Lisboa destaca, num comunicado, o caráter “inovador” do projeto, que “poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que abrange a criação de um dispositivo de tratamento não invasivo (via oral)”.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.