Uma equipa de cientistas da Universidade de Southampton, em Inglaterra, está a desenvolver um medicamento que pode vir a diminuir em até 50% o tamanho dos tumores cancerígenos.
A pesquisa, publicada no Journal of the National Cancer Institute, descobriu que a inibição de uma enzima denominada por NOX4 fez abrandar a ação dos fibroblastos associados ao cancro; este abrandamento promoveu uma redução de até 50% dos tumores nas cobaias utilizadas no estudo.
Segundo os investigadores, níveis mais elevados de fibroblastos ligados ao cancro estavam associados a uma menor sobrevivência dos pacientes; mais, tendo em conta que estas células tornam os cancros mais agressivos e difíceis de tratar, os investigadores acreditam que, “ao inibir os fibroblastos, podem ajudar muitos pacientes que não responderam aos tratamentos existentes”.
Os fibroblastos associados ao cancro necessitam da enzima NOX4 para formarem e ajudarem os tumores a desenvolverem-se em inúmeros tipos de cancro, pelo que o bloqueio da NOX4 com o novo fármaco para tratar a fibrose nos órgãos pode travar esse processo.
A equipa de investigação acredita que esta descoberta pode abrir portas ao desenvolvimento de novos tratamentos para o cancro e promover uma melhor resposta da doença aos fármacos existentes.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.