Pediatria do Hospital de São João cria unidade móvel para apoio domiciliário

O serviço de pediatria do Centro Hospitalar de São João, no Porto, criou, recentemente, uma unidade móvel de apoio domiciliário (UMAD) que vai permitir o acompanhamento de cerca de 70 crianças portadoras de doenças agudas ou crónicas, como o cancro, na região Norte.
Com o objectivo de promover a reinserção das crianças com alta médica nos seus ambientes de origem, o Centro Hospitalar de São João e a Fundação do Gil criaram uma parceria que vai permitir que as crianças recebam apoio clínico e social em suas casas.
De acordo com o director do Hospital de São João, Caldas Afonso, numa primeira fase, foram identificadas cerca de 70 crianças dependentes das máquinas, nomeadamente para alimentação parentérica total e para o apoio ventilatório nos casos de insuficiência respiratória. 
Depois de identificadas as crianças, foi iniciado um processo de programação, com o objectivo de que, no próximo mês de Janeiro, a unidade móvel possa iniciar a visita à casa dos doentes, evitando a sua deslocação ao hospital e melhorando, assim, a sua qualidade de vida. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter