Pais lutam para matricular criança em ensaio clínico inovador

Marko Magic, de 2 anos de idade, passou a maior parte da sua vida a lutar contra um cancro raro. Mas quem vir esta criança, sempre a sorrir, nunca adivinhará que o menino foi diagnosticado com neuroblastoma.

“Ele ama dinossauros e cabritas… é muito brincalhão, social e resistente”, disse a mãe de Marko, Jelena Magic.

Após o diagnóstico, Marko, natural da Austrália, foi sujeito a uma cirurgia de remoção do tumor, e as coisas começaram a melhorar para a família Magic.

Mas, em outubro passado, a vida de Mark sofreu uma reviravolta: o cancro havia recidivado.

“Quando soubemos que o cancro tinha voltado, sentimo-nos no fim da linha, literalmente”, confessa Andrija Magic, o pai da criança.

Mas Marko é um lutador, tendo já passado por 5 rondas de quimioterapia, para além de um transplante de medula óssea.

“Ele está disposto a continuar a lutar. O meu filho quer viver”, diz, emocionada, Jelena.

Crianças diagnosticadas com neuroblastoma têm uma probabilidade muito grande de recidiva, o que compromete as hipóteses de sobrevivência.

Mas a família Magic recusou-se a aceitar essas probabilidades e começaram a pesquisar sobre tratamentos alternativos e ensaios clínicos. Durante a sua pesquisa, Jelena e Andrija encontraram um ensaio promissor para uma vacina que reconhece e ataca as células cancerígenas dos neuroblastos que os tratamentos tradicionais não conseguiram remover.

A família tenta agora angariar verbas que permitam inscrever Marko no ensaio clínico.

“Já angariámos mais de 100 mil dólares (cerca de 87 mil euros), mas ainda nos faltam 250 mil dólares (cerca de 219 mil euros)”.

Andrija e Jelena não desistem de lutar pelo pequeno Marko. – Fonte: DR

Para além do apoio de toda a comunidade, os Magic contam também com a Rare Cancers Australia, uma organização que pretende ajudar famílias cujos filhos foram diagnosticados com um cancro raro.

“Nós demos-lhe a vida, mas a verdade é que todas estas doações vão ajudar o nosso filho”.

“Hoje dizemos que ele não tem 2 pais, tem muitos pais, pois todas estas pessoas que nos ajudam e ajudaram estão a dar ao Marko uma nova de viver”, diz Andrija.

Fonte: 9 News

Comments are closed.