Doar Sangue

O sangue é um tecido conjuntivo formado por vários componentes (plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plasma) que são fundamentais à manutenção do funcionamento de todos os órgãos do corpo e da própria vida.

Os glóbulos vermelhos transportam oxigénio a todo o organismo – o oxigénio fornece o combustível, ou a energia, para todo o trabalho que o nosso corpo realiza.

Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são as células protectoras da corrente sanguinia. Atacam as bactérias saindo através das paredes capilares para atingir a área de infecção, onde as destroem. Também produzem anticorpos.

As plaquetas são fragmentos incolores de células produzidas na medula óssea. Controlam as hemorragias, ajudando a coagulação de sangue. As plaquetas também asseguram que os vasos sanguíneos permanecem “à prova de fugas” no dia-a-dia, actuando como uma espécie de penso rápido interno.

O plasma corresponde à parte liquida que reune os restantes elementos do sangue.

Diversas doenças podem comprometer o bom funcionamento do sistema e dos componentes sanguíneos, fazendo com que as pessoas afetadas precisem de receber sangue de uma terceira pessoa, através do processo de transfusão sanguínea, para conseguir uma recuperação eficaz. O sangue e todos os seus constituintes são essenciais para garantir o tratamento ou mesmo a cura de muitas doenças. Não existe substituto para o sangue humano sendo por isso tão importante dar sangue.

A existência de componentes de sangue nos hospitais é fundamental para assegurar a qualidade do atendimento prestado aos doentes, sendo utilizado em vários tipos de terapias, em processos cirúrgicos e na emergência médica.

Com que frequência posso doar?

– Homens: a cada 3 meses

– Mulheres: a cada 4 meses

 

Para ser dador de sangue é necessário satisfazer vários requisitos básicos

– Manter um estilo de vida saudável;

– Gozar de boa saúde;

– Ter entre 18 e 65 anos;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não ter recebido transfusão de sangue ou componentes sanguíneos;

 

Antes da doação:

– Beber muita água;

– Não ingira bebidas alcoólicas num período de 24 horas antes da doação;

– Faça uma refeição leve;

– Ter dormido bem na noite anterior pelo menos seis horas;

– Sentir-se bem-disposto.

 

Onde posso dar sangue?

– Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Coimbra e Porto

IPOFG de Lisboa

IPOFG do Porto

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

Centro Hospitalar de São João (CHSJ)

entre outros.

Para outras questões ou esclarecimentos fale com o pessoal de saúde das equipas de colheita do local onde vai dar sangue e também no site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.