O sangue é um tecido conjuntivo formado por vários componentes (plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plasma) que são fundamentais à manutenção do funcionamento de todos os órgãos do corpo e da própria vida.
Os glóbulos vermelhos transportam oxigénio a todo o organismo – o oxigénio fornece o combustível, ou a energia, para todo o trabalho que o nosso corpo realiza.
Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são as células protectoras da corrente sanguinia. Atacam as bactérias saindo através das paredes capilares para atingir a área de infecção, onde as destroem. Também produzem anticorpos.
As plaquetas são fragmentos incolores de células produzidas na medula óssea. Controlam as hemorragias, ajudando a coagulação de sangue. As plaquetas também asseguram que os vasos sanguíneos permanecem “à prova de fugas” no dia-a-dia, actuando como uma espécie de penso rápido interno.
O plasma corresponde à parte liquida que reune os restantes elementos do sangue.
Diversas doenças podem comprometer o bom funcionamento do sistema e dos componentes sanguíneos, fazendo com que as pessoas afetadas precisem de receber sangue de uma terceira pessoa, através do processo de transfusão sanguínea, para conseguir uma recuperação eficaz. O sangue e todos os seus constituintes são essenciais para garantir o tratamento ou mesmo a cura de muitas doenças. Não existe substituto para o sangue humano sendo por isso tão importante dar sangue.