Dados Estatísticos

A Assembleia da República, através da Lei n.º 53/2017, publicada em Diário da República, a 14 de julho de 2017, decretou a criação e regulação do Registo Oncológico Nacional (RON), onde as necessidades e especificidades do Registo Oncológico Pediátrico também foram tidas em conta.

Os últimos dados disponibilizados pelo Registo Oncológico Pediátrico Português (ROPP), em Outubro de 2022, dizem respeito à epidemiologia do cancro pediátrico em Portugal, entre 2010 e 2019.

Os dados apresentados são relativos a crianças com idade inferior a 15 anos à data do diagnóstico, e não incluem os casos tratados ao abrigo de protocolos de cooperação, por exemplo, com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Os dados apontam para uma taxa de incidência global de cancro pediátrico de 180,7/1.000.000 crianças/ano. Considerando os números disponíveis, até aos 17 anos (não apresentados na folha informativa), os dados apontam para uma média de cerca de 370 novos doentes/ano.

Os três principais tipos de tumores foram leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas e o grupo etário com maior taxa de incidência foi o grupo com idade inferior a um ano.
Conheça mais detalhes aqui.

Como não possuímos uma fotografia completa da realidade em Portugal recomendamos também a consulta dos dados disponibilizados pela Organização Children With Cancer UK, que incide sobre a realidade inglesa dos 0 aos 14 anos e onde encontram estatísticas bastante esclarecedoras:
https://www.childrenwithcancer.org.uk/childhood-cancer-info/childhood-cancer-facts-figures/