Apoio Psicológico

As crianças e jovens com doença oncológica e os seus pais (ou outros responsáveis) têm direito a apoio psicológico no próprio hospital onde a criança estiver a realizar os seus tratamentos. Caso este apoio não possa ser efectuado no próprio hospital, deve ser prestado através dos centros de saúde ou hospitais da área de residência do agregado familiar.

Adicionalmente, a Associação Acreditar disponibiliza, a um valor simbólico, consultas individuais de psicologia para crianças e jovens com cancro, os seus irmãos, os seus pais e famílias em luto. Para ter acesso a estas consultas deverá contactar a Acreditar.
Saiba como funciona e conheça as condições aqui.

Cancro Pediátrico Desafios para os Pais

Recomendamos a leitura de “Cancro Pediátrico: Desafios para os Pais”, um livro de Maria de Jesus Moura que salienta um conjunto de necessidades nas diversas etapas da doença, promovendo certas práticas e ideias por forma a mostrar que existem, sem generalizações, caminhos e opções que podem ajudar na convivência com o cancro pediátrico.

É distribuído gratuitamente a todas as famílias de crianças diagnosticadas com cancro, nos próprios hospitais e também a pedido para info@froc.pt. Está também disponível a qualquer outra pessoa interessada por 10€ na loja online do site da Fundação Rui Osório de Castro.