Pais de crianças com cancro também precisam de apoio

Ter um filho diagnosticado com cancro é algo que muda a vida de qualquer progenitor.

O cancro infantil não afeta apenas as criança, também pode causar sofrimento psicológico significativo para os seus pais ou cuidadores.

A pensar nisso, o Rutgers Cancer Institute, nos Estados Unidos, criou linhas de orientação que pretendem dar apoio aos pais durante o tratamento dos seus filhos.

  • Do diagnóstico à sobrevivência: Desafios emocionais

Os pais de crianças com cancro experimentam stress à medida que tentam gerenciar da melhor forma a doença dos seus filhos.

Ser pai de uma criança com cancro não só pode causar desafios emocionais, como também pode causar interrupções nas rotinas diárias e na vida familiar, incluindo a mudança de papéis (de progenitor para cuidador), tensão financeira e dificuldade conseguir-se adaptar às nova realidade da família.

  • Saiba mais sobre a doença do seu filho

Conhecimento é poder.

Estar informado sobre o cancro do seu filho pode ajudar os pais e a família a entender melhor a doença e o que esperar no futuro. Os pais não devem ter medo de fazer perguntas. Eles devem trabalhar com os profissionais que acompanham a criança, de forma a que estes ajudem os progenitores a saberem mais sobre a doença, os seus tratamentos, os seus efeitos secundários, entre outros.

  • Peça apoio

Se os pais estão a ter dificuldade em gerir as emoções, é importante falarem sobre os seus sentimentos.

Eles não devem ter medo de pedir ajuda à equipa de saúde, família, amigos ou outras pessoas quando necessário.

Atualmente, várias investigações estão a explorar a viabilidade e a utilidade de um programa de orientação de pais para pais no qual um pai de um sobrevivente de cancro infantil fornece apoio e orientação a um pai com uma criança recém-diagnosticada.

  • Cuide de si

Pode ser fácil para os pais esquecerem as suas próprias necessidades ao cuidar de uma criança com cancro.

É importante que os pais cuidem das suas próprias necessidades físicas e emocionais – é importantante que pratiquem o autocuidado, mesmo em pequenas coisas, como passear ou conversar com um amigo.

Fonte: Newswise

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter