Cientistas da China descobriram, num estudo publicado na revista Cancer, que as pessoas com linfoma de Hodgkin (LH) em fase inicial têm um risco mais elevado de morrerem de doenças cardiovasculares do que de cancro.
A investigação foi realizada com base na análise de dados de 15 889 crianças e adultos que foram diagnosticados com LH entre 1983 e 2015. Os resultados mostraram que a proporção de mortes por doença cardiovascular excedeu a proporção de mortes por LH nos doentes com LH de estádio I e II.
Nas últimas décadas, o risco de mortalidade por LH diminuiu de forma acentuada, contudo, o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares entre os doentes com LH foi reduzido lentamente ou permaneceu inalterado em alguns grupos.
De acordo com os autores do estudo, os avanços nos tratamentos melhoraram a sobrevivência dos doentes com LH, mas estas terapias aumentaram o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos.
A investigação mostrou, igualmente, que os doentes com LH de estádio I ou II apresentavam um risco mais elevado de mortalidade por doenças cardiovasculares do que a população em geral.
São necessárias medidas mais eficazes para reduzir o risco de mortes relacionadas com doenças cardiovasculares nos doentes com LH, afirmou Weijing Feng, coautor da investigação.
Fonte: Eurekalert