Um estudo recente da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, concluiu que os ovos, além de serem uma excelente fonte de proteínas, lípidos, vitaminas e minerais, contêm propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção de cancro e doenças cardiovasculares.
A pesquisa avaliou ovos produzidos por galinhas alimentadas com dietas ricas em trigo ou milho e identificou, nas gemas, dois aminoácidos, triptofano e tirosina, conhecidos pelas suas elevadas propriedades antioxidantes.
O artigo, publicado na revista Food Chemistry, refere, no entanto, que estas propriedades sofrem uma redução do seu potencial benéfico quando os ovos são cozinhados.
Novos testes serão realizados com o objectivo de perceber até que ponto os ovos não serão uma fonte rica de outros compostos que ajudam a combater diversas doenças. Para já, nesta primeira fase, fica a sugestão de que este alimento pode efectivamente contribuir para evitar a progressão das células cancerígenas e problemas cardíacos, lembram os cientistas.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.