O Grupo Português de Leucemias Pediátricas (GPLP) organizou a edição de 2022 do consórcio europeu “ALLTogether”. O evento decorreu nos dias 26 e 27 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contou com a participação de 130 especialistas dos países escandinavos, repúblicas bálticas, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, França, Irlanda e Portugal. Estiveram também presentes representantes de Espanha, como observadores.
O consórcio “ALLTogether” integra especialistas em oncologia pediátrica de vários países, na área do estudo e tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA) em crianças, adolescentes e jovens adultos, refere o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO de Lisboa), que é o centro coordenador do ensaio clínico “ALLTogether 1” em Portugal, tendo o médico Joaquim (Ximo) Duarte como investigador responsável pelo projeto.
“A LLA é a doença oncológica pediátrica mais frequente, mas o seu prognóstico tem melhorado muito ao longo dos anos. Atualmente a sobrevivência global ronda os 90% aos cinco anos. Porém, existem subgrupos de leucemias com um prognóstico muito pior e, nalguns casos, os sobreviventes podem apresentar algumas sequelas”, explica o médico Joaquim Duarte, do Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa.
Neste encontro, foram debatidos aspetos relacionados com a condução do ensaio para o diagnóstico e tratamento da LLA de primeira linha, assim como novos achados biológicos e estratégias de tratamento desta doença, para melhorar os resultados em alguns casos e minimizar a toxicidade noutros.
O médico Hiroto Inaba, do St. Jude Children’s Research Hospital, nos Estados Unidos, foi um dos palestrantes e abordou o ponto de situação sobre os atuais desenvolvimentos no tratamento da LLA. Outra palestrante, a médica Seth Karol, da mesma instituição norte-americana, falou sobre os desenvolvimentos futuros nos tratamentos desta patologia.
O GPLP é uma associação científica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção de cuidados de excelência às crianças e adolescentes com leucemias em Portugal. Integra grupos cooperativos de investigadores internacionais para o tratamento da leucemia em idades pediátricas, participando nas atividades científicas que são organizadas.
Fonte: IPO de Lisboa/Fotografia IPO de Lisboa