OMS aponta para aumento de 13% no número de casos de cancro pediátrico

O Centro Internacional de Pesquisa contra o Cancro (CIPC), um organismo da Organização Mundial de Saúde (OMS), indica que, entre 1980 e 2000, foi observado um aumento de 13% no número de casos de cancro em idade pediátrica.
Os avanços nos métodos de diagnóstico, bem como fatores ambientais, como exposição a substâncias contaminantes cancerígenas, estarão na origem deste aumento de casos observado nos últimos 20 anos.
A leucemia (quase um terço dos casos) assume-se como o tipo de cancro mais frequente em idade pediátrica, seguido dos tumores do sistema nervoso central (20%) e dos linfomas.
O CIPC reforça ainda que, entre 2001 e 2010, a incidência do cancro entre menores de 14 anos foi de 140 casos em um milhão por ano, enquanto entre os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, a incidência é de 185 casos por um milhão, sendo o linfoma o tipo de cancro mais frequente nesta faixa etária (23%) seguido pelos melanomas (21%).
A pesquisa publicada na revista The Lancet Oncology foi realizada com base na análise de 300 mil casos de cancro pediátrico diagnosticados em 62 países.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter