Observatório Português de Cuidados Paliativos cria aplicação gratuita

“Perfis Regionais de Cuidados Paliativos” é a nova aplicação concebida pelo Observatório Português de Cuidados Paliativos (OPCP), no Porto, que pretende facilitar o acesso a informações sobre os benefícios e o estado atual destes cuidados em Portugal.
Bárbara Gomes, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e do Kings' College de Londres, no Reino Unido, explica que a aplicação tem como finalidade “perceber as necessidades locais e transmitir informações para esclarecer o público em geral, os profissionais de saúde e todas as audiências interessadas sobre esta área, com dados atuais e reais”.
A ferramenta foi criada a partir da análise de dados de mais de um milhão de pessoas, falecidas entre 2004 e 2013, do projeto DINAMO, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 
A aplicação pretende atingir um público vasto, a fim de dar a conhecer à população o que são os cuidados paliativos, as principais causas e locais de morte em Portugal, estatísticas para que se possa compreender melhor as necessidades e assimetrias regionais e faz a geolocalização das equipas de cuidados paliativos existentes em cada região.
A aplicação está disponível nos websites do OPCP e da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter