Depois de ter conseguido ultrapassar um cancro ósseo, a ideia de ir ao espaço não assusta nada Hayley Arceneaux que, se tudo correr bem, fará parte do primeiro voo privado da SpaceX.
Foi na passada segunda-feira que o St Jude Children’s Research Hospital, nos Estados Unidos, anunciou que esta médica de 29 anos, uma ex-paciente da instituição, iria fazer parte desta iniciativa solidária, levada a cabo por Jared Isaacman, um milionário que pretende usar o espaço como forma de angariar fundos para o St Jude Children’s Research Hospital.
“Esta viagem representa a esperança que o St Jude Children’s Research Hospital me deu, e continua a dar a famílias de todo o mundo. Famílias que, tal como a minha, encontraram conforto quando entraram pelas portas deste hospital”, disse Hayley num comunicado à imprensa.
“Quando eu tinha apenas 10 anos, o St Jude Children’s Research Hospital deu-me a oportunidade de viver. E agora, com 29, volta a dar-me a possibilidade de concretizar um sonho: ir ao espaço”.
Hayley irá tornar-se a mais jovem norte-americana a ir ao espaço, quando o Space-X iniciar a sua viagem.
Mas não só: a jovem também será a primeira pessoa com prótese a cruzar os céus.
Aos 10 anos, Hayley foi submetida a uma cirurgia onde lhe foi colocada uma peça de titânio no osso da sua coxa esquerda. Apesar de mancar e de, ocasionalmente, sofrer de dores nas pernas, a jovem foi autorizada a voar na SpaceX, onde irá ser a médica da tripulação.
“É incrível fazer parte desta missão que, para além de tentar angariar fundos para o St Jude Children’s Research Hospital, também está a fazer um trabalho extraordinário na consciencialização para o cancro infantil. Acredito que, para além de mais pessoas a apoiar esta causa, também iremos mostrar aos sobreviventes de cancro infantil que tudo é possível”.
“A minha batalha contra o cancro preparou-me para esta viagem espacial”, disse.
Hayley quer mostrar aos seus jovens pacientes e a todos os sobreviventes do cancro que “o céu não é mais o limite”.
Jared Isaacman anunciou esta missão espacial no primeiro dia do mês de fevereiro, onde prometeu angariar mais de 200 milhões de dólares (cerca de 165 milhões de euros) para o para St Jude Children’s Research Hospital. Para além disso, Jared decidiu doar dois dos lugares disponíveis para a instituição.
O hospital escolheu Hayley Arceneaux entre as “dezenas” de funcionários, uma vez que acredita que Hayley “para além de uma excelente médica, representa na perfeição o que é ser um sobrevivente de cancro infantil”.
Quando recebeu o convite, Hayley estava em casa. Sem pensar duas vezes, respondeu logo “Sim”.
“Mas depois lembrei-me que tinha de avisar a minha mãe”, recorda, entre risos.
“Ela não ficou muito contente, mas eu garanti-lhe que era seguro. Depois tive a ajuda do meu irmão e da minha cunhada, que são engenheiros aeroespaciais e que a acalmaram um bocadinho”.
Por agora, Hayley não pode esperar por dar início a esta viagem memorável, que irá decolar em outubro no Centro Espacial Kennedy, da NASA, e que deverá estar em órbita ao redor do planeta terra entre dois a quatro dias.
Fonte: South China Morning Post