Nutricionista revela principais erros na alimentação das crianças em livro

O livro “25 Erros Alimentares nas Crianças: Como evitá-los?” é um guia para pais e avós aprenderem a evitar os erros mais comuns na alimentação das crianças, fornecendo sugestões práticas para o sucesso da nutrição dos mais pequenos. Ter uma alimentação saudável é fundamental para promover a saúde e prevenir o desenvolvimento de várias doenças, incluindo patologias crónicas e graves como o cancro, destaca a obra.

A autora, a especialista portuguesa Ana Vieira, é Nutricionista Clínica e especialista em Nutrição Pediátrica. Ao longo dos mais de 20 anos de carreira, viu muitas crianças ingerirem, por um lado, quantidades de alimentos desajustadas à sua idade ou, por outro, a ingestão excessiva de alimentos nutricionalmente pobres.

A criança cresce e, já adolescente, continua a ingestão excessiva a que foi habituada desde pequena, o que torna mais difícil a obtenção de um peso saudável. Assim, para a autora, “a melhor estratégia para combater a obesidade do adulto é a prevenção desde criança”.

Mas os benefícios dos hábitos alimentares saudáveis não se esgotam na prevenção da obesidade. Segundo a nutricionista, “ensinar as crianças a fazer melhores escolhas alimentares, a gostar de alimentos com menor teor de sal e de açúcar, a ingerir peixe, produtos hortícolas e frutos vai contribuir para diminuir a incidência de doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, a diabetes e certos tipos de cancro, que atingem mais de metade dos portugueses maiores de 65 anos”.

Por isso, Ana Vieira recomenda uma introdução gradual destas práticas e o envolvimento de toda a família. “Todos vão beneficiar com a alimentação mais cuidada e isso permitirá à sua criança chegar à adolescência com um peso adequado e bons hábitos alimentares. Haverá melhor seguro de saúde?”, conclui.

Fonte: K Comunicação e Estratégia (press release)

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter