De 10 a 13 de abril, realiza-se o Encontro Renal de 2013, o maior evento médico e científico da área da Nefrologia em Portugal, que irá integrar o V Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia.
Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, reforça que “é um momento de partilha e aproximação entre nefrologistas portugueses, brasileiros e de outros países, bem como uma forma de dar a conhecer e discutir os últimos avanços registados no tratamento das doenças renais e as previsões futuras no que toca à prevalência destas patologias”.
Neste evento científico, para além da abordagem às terapêuticas e aos desafios do futuro na especialidade, vão também ser apresentados os principais dados do Gabinete de Registo da Sociedade Portuguesa de Nefrologia referentes a 2012.
De acordo com Fernando Macário, coordenador do Gabinete de Registo de Doença Renal terminal, “o número global de doentes em diálise ou já transplantados apresentou apenas um pequeno aumento, em contraste com anos anteriores. No entanto, o número de transplantes renais diminuiu pelo segundo ano consecutivo em Portugal”.
No decorrer do ano passado foram realizados menos 99 transplantes renais do que em 2011 e menos 144 do que em 2010. No total foram feitos 429 transplantes renais, 47 de dador vivo e 382 de dador cadáver. A unidade que mais transplantes renais realizou em Portugal foi a do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (119).
O Hospital Geral de Santo António foi a unidade que realizou mais transplantes renais de dador vivo (19). O transplante renal foi o primeiro tratamento substituto da função renal em 19 doentes.
O Encontro Renal 2013 engloba o V Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia e integra ainda o XXVIII Congresso da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação (APEDT).
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.