Na passada terça-feira, cerca de 70 pessoas inscreveram-se no Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE), que esteve disponível para inscrições a 19 de Abril, excepcionalmente.
O CEDACE conta com cerca de 252 mil inscritos e funciona somente ao sábado, uma vez por ano. No entanto, o Centro de Histocompatibilidade do Sul, que funciona no Hospital Pulido Valente, disponibilizou o acesso ao CEDACE na passada terça-feira, permitindo o registo de 70 novos dadores de medula.
O director do CEDACE, Hélder Trindade, afirmou que “quanto mais pessoas estiverem inscritas no registo, maior a probabilidade de se encontrar um dador compatível para o transplante de medula, quer seja para um doente português quer seja para um estrangeiro”.
O responsável lembrou, no entanto, que as hipóteses de ser encontrado um dador compatível com um doente que sofra de leucemia são sempre reduzidas, pelo que os números registados são sempre insuficientes.
O número de colheitas de medula tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em 2010, o CEDACE registou 58 colheitas, das quais 44 destinaram-se a doentes estrangeiros e 14 a doentes portugueses. Em 2009, foram realizadas 55 colheitas de medula, das quais 37 salvaram a vida de doentes estrangeiros e 18 de doentes portugueses.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.