Novo scanner combinado beneficia crianças com cancro na Dinamarca

O Rigshospitalet, na Dinamarca, é o terceiro hospital do mundo a adquirir um scanner combinado de PET e ressonância magnética, juntando-se assim a um hospital de Harvard, nos Estados Unidos, e de Munique, na Alemanha. O aparelho minimiza a radiação e beneficia, sobretudo, as crianças.
O equipamento permite reduzir o risco de contrair cancro mais tarde na vida pois limita a radiação utilizada nos tratamentos e exames, ao contrário do que acontece frequentemente com o risco duplo da tomografia computadorizada e PET com radiação.

Ao longo dos anos, a redução das doses de radiação tem sido uma preocupação dos médicos para  evitar maiores riscos para a saúde das crianças. Assim, a combinação de PET e exames de ressonância magnética numa só máquina permite aos médicos não só obter imagens muito mais detalhadas, como evita que as crianças tenham que se submeter a dois exames distintos.

“Em todos os sentidos, é melhor para as crianças. Elas precisam de menos anestesia, e só têm de passar pelo scanner num quarto estranho e numa máquina estranha uma vez. Quando se tem quatro anos, isso pode ser uma experiência traumática”, explica uma das investigadoras.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter