Novo programa mais eficaz a tratar depressão em doentes com cancro

Um novo programa integrado criado no Reino Unido pode revolucionar a forma como é tratada a depressão em doentes que sofrem com cancro, através da aplicação de um método multidisciplinar mais eficaz.
A depressão, se não for tratada, pode ter um impacto negativo sobre a capacidade do paciente resistir aos tratamentos para combater o cancro.
O Programa de Cuidados para a Depressão em Doentes com Cancro (DCPC, na sigla em inglês) é um novo método sistemático aplicado por uma equipa multidisciplinar de enfermeiros e psiquiatras especializados em oncologia cuja terapêutica é realizada através de uma combinação de antidepressivos e terapia psicológica. 
Num estudo que avaliou doentes na Escócia, os cientistas concluíram que ao fim de seis meses de tratamento com o programa DCPC, 62% dos pacientes responderam bem aos tratamentos, tendo relatado uma redução de quase 50% na severidade da depressão, em comparação com apenas 17% dos pacientes que receberam os tratamentos padrão. 
A equipa refere ainda, num artigo publicado nas revistas The Lancet Psychiatry, The Lancet e The Lancet Oncology, que os benefícios observados mantiveram-se mesmo após 12 meses. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter