Nova técnica cria vacina natural no organismo contra cancro

Um grupo de cientistas da Universidade de Milão, em Itália, está a testar o uso de uma nova técnica que permite modificar as células do sistema imunitário, a fim de aumentar as defesas naturais do corpo e manter a proteção para a vida contra as células tumorais, à semelhança do que acontece com as vacinas administradas na infância.
O tratamento experimental tem por finalidade criar uma “memória” nas células do sistema imunitário para que estas sejam capazes de identificar as células cancerígenas, atuando como defesa permanente para impedir o seu regresso.
Os testes revelaram que esta ação de defesa pode persistir no organismo por muito tempo, atuando de forma semelhante às vacinas que são administradas na infância e que protegem contra algumas doenças para toda a vida.
Chiara Bonini, do Instituto Científico de Saúde e Vida San Raffaele daquela universidade, explica que a técnica que incluiu as células T de memória já foi testada em dez pacientes sujeitos a um transplante de medula óssea e os resultados revelaram-se promissores ao fim de 14 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter