A Sala de Brincar Ronald McDonald, uma inovadora zona lúdica para crianças e pais integrada na nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, abriu este mês. A Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) é a principal parceira do Hospital São João na dinamização e operacionalização da nova Sala de Brincar Ronald McDonald, projeto que vai permitir apoiar, por ano, cerca de 3000 crianças e respetivas famílias.
“Desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar de São João, o novo projeto da Sala de Brincar Ronald McDonald surge para transformar e melhorar a experiência hospitalar de crianças em internamento hospitalar e suas famílias ao proporcionar-lhes um espaço único e diferenciador, dinamizado com diversos espaços e atividades lúdicas e de relaxamento”, refere a FIRM num comunicado de imprensa.
Destinada a pais e crianças internadas nos vários serviços da nova Ala Pediátrica do Hospital São João, a Sala de Brincar Ronald McDonald visa promover o bem-estar emocional das famílias e oferecer-lhes o maior conforto possível para enfrentar os momentos mais difíceis.
A operacionalização de cada uma das zonas da Sala de Brincar Ronald McDonald – o maior espaço lúdico dedicado à criança e família dentro de um hospital em Portugal – será da responsabilidade da FIRM com o apoio de cerca de 150 voluntários para desenvolver atividades capazes de fomentar o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças.
Com o objetivo de transportar crianças e pais para um ambiente estimulante e positivo, diferente do que habitualmente se espera de uma instalação hospitalar, a Sala de Brincar Ronald McDonald é composta por sete zonas distintas, que permitem materializar o conceito de Family Centered Care e zelar pelo conforto e cuidado da família e da criança.
Para além de uma zona exclusiva para pais, com acesso a copa para aquecer refeições, televisão, e locais de descanso, a Fundação apresenta ainda uma inovadora sala Snoezelen no local. Esta zona de relaxamento multissensorial permite contribuir para a redução de stress e da ansiedade de pais e crianças ao combinar aromas, com cores, imagens, música suave, massagens, colunas de água, que certamente ajudará na melhoria da qualidade do sono, e na transformação da experiência hospitalar.
A Sala de Brincar Ronald McDonald dispõe ainda de diferentes zonas dedicadas a atividades de diversão – zona de brincadeira e pintura -, com jogos virtuais e cinema, destacando-se ainda uma biblioteca e ludoteca com centenas livros e jogos didáticos -, mas também se procura a manutenção de rotinas de estudo – na zona de apoio ao estudo que conta com professores no local e aulas interativas – e ainda uma zona dedicada à promoção do exercício físico.
Com a inauguração da Sala de Brincar Ronald McDonald, também o apoio prestado pela Casa Ronald McDonald do Porto será amplificado. Situada a poucos metros da Sala de Brincar Ronald McDonald, esta “casa longe de casa” irá alargar o apoio às famílias da ala pediátrica para que estas possam usufruir dos serviços da Casa quando necessário: utilizar a lavandaria, aquecer uma refeição, relaxar e participar nas atividades promovidas pelos voluntários – massagens de relaxamento, cabeleiro ou meditação, são alguns exemplos.
A parceria entre a Fundação Infantil Ronald McDonald e o Centro Hospitalar Universitário de São João reiterou-se em 2013, com a inauguração da Casa Ronald McDonald do Porto. Esta “casa longe casa” funciona como um segundo lar ao acolher, de forma gratuita, os familiares das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receber tratamento no Centro Hospitalar São João ou no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO do Porto). Até ao presente, a Casa Ronald McDonald do Porto já acolheu mais de 690 famílias.
Fonte: Fundação Infantil Ronald McDonald (press release)