Faz este anos 10 anos desde que Naomi Fehr perdeu o seu filho, Josh, vitima de cancro.
Segundo a mãe, o Josh “era uma criança saudável que, de repente, deixou de ser quem era. Ficou indisposto, triste, desanimado, apático”.
“Eu senti logo que algo de errado se passava, e por isso, passados alguns dias, levei-o até ao hospital Hospital Infantil de Winnipeg, no Canadá, onde, depois de alguns exames, lhe foi detetada uma leucemia”, recorda Naomi.
Josh tinha apenas 9 anos quando faleceu.
Quando esta tragédia assolou a vida desta mãe, Naomi fez de tudo para se manter ocupada e foi desta forma que descobriu a Candlelighters, um grupo de apoio a famílias afetadas pelo cancro infantil.
De voluntária, Naomia chegou a Presidente do Conselho de Administração.
Recentemente, foi declarado um surto de COVID-19 na ala de oncologia do Hospital Infantil de Winnipeg – isto significou que as crianças, juntamente com os seus pais e cuidadores, teriam que se isolar, algumas durante 12 dias, e não poderiam sair dos seus quartos para comer.
As crianças continuariam a receber as suas refeições, mas apenas um lanche seria fornecido aos pais.
A informação sobre este acontecimento chegou aos ouvidos de Naomi através de uma mãe cuja filha estava a ser sujeita a tratamentos de quimioterapia naquele mesmo hospital.
“Quando soube desta história, e de todos os constrangimentos que ela envolvia, fiquei muito incomodada, e entrei de imediato em contato com os responsáveis do hospital”, disse Naomi.
Depois de uma franca conversa com o Conselho de Administração do Hospital, ficou decidido que a Candlelighters estaria autorizada a fornecer (com todos os cuidados de higiene e segurança) uma refeição quente todos os dias aos pais e cuidadores que estavam naquela ala.
Quando Naomi publicou um agradecimento nas redes sociais, milhares de pessoas agradeceram a sua preponderante atuação e começaram a doar dinheiro para a Candlelighters, de forma a colmatar as despesas com as refeições que serão oferecidas.
“Tem sido um turbilhão de mensagens, de doações, de apoios. É incrivel perceber este imenso amor que as pessoas têm pela nossa instituição. É muito gratificante sentirmos que estamos a caminhar no sentido certo”.
Até ao momento, a Candlelighters já angariou mais de 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros).
Fonte: CHVN