Pesquisadores da Coreia do Sul criaram um nanorobot com capacidade para detetar e combater alguns tipos de cancro, através de bactérias geneticamente modificadas que viajam pelo corpo até atingirem o tumor.
O Bacteriobot, criado à escala microscópica, permitirá libertar os medicamentos diretamente nos tumores sem afetar os tecidos circundantes saudáveis, assumindo-se como uma forma mais eficaz e menos agressiva do que os tratamentos de quimioterapia para destruir as células tumorais.
A equipa de investigadores criou o sistema no âmbito do Projeto de Investigação Robótica da Universidade de Chonnam, recorrendo a bactérias modificadas de salmonela, não tóxicas, que são naturalmente atraídas pelos químicos segregados pelas células cancerígenas. As bactérias foram geneticamente modificadas para conseguir transportar cápsulas microscópicas diretamente até ao tumor, levando consigo os fármacos necessários.
O nanorobot já foi patenteado nos Estados Unidos, Japão e Europa e os seus resultados já foram comprovados em cobaias, contudo o seu uso ainda não está licenciado para aplicação em humanos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.