Várias unidades de saúde na Venezuela implementaram um programa de música dirigido a doentes, entre os quais crianças que sofrem com cancro, para os ajudar a superar os tratamentos oncológicos.
O programa, que consiste em dar lições de música aos mais pequenos, surge ao abrigo de um projeto de âmbito maior criado pelo Governo do país – designado por “Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela” -, que nasceu há alguns anos, com a finalidade de salvar as crianças da pobreza e do crime através da educação musical.
O programa foi recentemente alargado aos hospitais, centros prisionais, abrigos e colónias para indígenas.
Os responsáveis pelo programa nas unidades de oncologia explicam que as crianças recebem aulas ou assistem a concertos enquanto estão internadas ou sujeitas a tratamentos de quimioterapia, medida que tem por intuito ajudá-las a ultrapassar os longos períodos de recuperação.
Marlon Franco, músico e um dos responsáveis pela implementação do programa, explica que a música ajuda-as a aliviar a ansiedade inerente aos tratamentos, e ressalva que “as crianças aprendem muito rápido, especialmente aquelas que estão hospitalizadas”.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.