Município de Braga lança projeto pedagógico para ajudar crianças a lidar com o cancro no contexto familiar

O Município de Braga, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), lançou o projeto pedagógico “Os superpoderes da Júlia”, que tem como foco alunos do 4.º ano das escolas do concelho. Em causa está um audiolivro infantil que tem como objetivo ajudar os adultos a explicar às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia a dia da família e mostrar como podem os mais pequenos contribuir para o bem-estar e recuperação do doente.

O projeto é fruto de um protocolo recentemente assinado entre a autarquia, a LPCC e os Agrupamentos de Escolas do concelho. O livro pretende ser uma ferramenta essencial para minimizar uma das principais dificuldades sentidas pelas famílias com cancro, além de um recurso de literacia para a saúde que se revela “útil na atuação de todos os professores”.

“Este é um projeto para desmistificar a doença e tudo aquilo que ela provoca no seio familiar e é uma forma de dotar as crianças com competências para encarar essas situações”, afirmou Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, citado pela Braga TV.

“Por vezes, os pais e restantes familiares, não conseguem explicar às crianças como lidar com estas situações”, por isso, este livro transmite essas competências “de uma forma bastante agradável e através de uma história envolvente”, acrescentou o responsável, que tutela a área da saúde.

Nas escolas, serão realizadas sessões de leitura do livro dinamizadas por elementos da Academia Sénior de Braga, num momento de “partilha intergeracional”, e por voluntários que elaboram o material para uma leitura encenada.

O livro vai ser distribuído pelas escolas do concelho e está disponível no site da LPCC aqui. Já o audiolivro poder ser visualizado aqui.

Fonte: Braga TV

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter