Mortes por cancro pediátrico diminuíram 24% nas últimas duas décadas nos Estados Unidos

A taxa de mortes por cancro entre crianças e adolescentes nos Estados Unidos caiu 24% entre 2001 e 2021, de acordo com um relatório que acaba de ser divulgado pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano.

O relatório analisou as taxas de mortalidade de crianças e jovens brancos, negros, hispânicos e não hispânicos até aos 19 anos de idade. Esses três grupos representaram 92% de todas as mortes por cancro pediátrico em 2021.

As taxas de mortalidade entre crianças e jovens de todas as idades nesses grupos diminuíram entre 2001 e 2011. Mas, depois de 2011, apenas as crianças com nove anos ou menos registaram declínios “significativos”.

Todos os grupos viram as taxas de mortalidade por cancro caírem 15-17% na primeira década, mas apenas as taxas de mortalidade entre crianças brancas continuaram a cair significativamente após 2011.

A taxa de mortalidade caiu apenas ligeiramente para os jovens hispânicos – e aumentou para os jovens negros – entre 2011 e 2021. Em 2021, a taxa para os jovens brancos era 19-20% inferior à dos seus pares negros e hispânicos.

O relatório foi realizado com base em dados sobre atestados de óbito dos Estados Unidos. Os autores analisaram especificamente atestados de óbito de pacientes com menos de 20 anos de idade que morreram devido às formas mais comuns de cancro pediátrico: leucemia, cancro cerebral ou cancro ósseo/da cartilagem articular.

A leucemia continua a ser o cancro mais comum em crianças, sendo responsável por quase um em cada três diagnósticos de cancro pediátrico, de acordo com a American Cancer Society.

Mas o cancro cerebral foi a causa mais comum de mortes por cancro entre crianças e jovens em 2021, de acordo com o relatório do CDC. As taxas de mortalidade por cancro no cérebro naquele ano foram 23% maiores do que as da leucemia e mais que o dobro da taxa de morte por cancro nos ossos e na cartilagem articular.

Já as taxas de mortalidade entre crianças e adolescentes devido à leucemia diminuíram 47% entre 2001 e 2021, revelou o CDC.

Oncologistas pediátricos referem que o declínio geral da taxa de mortalidade por cancro pediátrico pode ser explicado pelos avanços nos tratamentos para certos tipos de cancro.

Fonte: NBC News

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter