A ministra da Saúde, Marta Temido, renovou o apelo para que todos os portugueses aptos possam realizar dádivas de sangue, que beneficiam todos os doentes, pediátricos e adultos, que padecem de várias patologias, incluindo doença oncológica.
Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), as reservas de sangue do país permanecem estáveis, mas os componentes do sangue têm prazo de validade, pelo que importa manter a regularidade das colheitas.
O Dia Nacional do Dador de Sangue foi assinalado a 27 de março e o IPST lembrou que as dádivas regulares de sangue são essenciais para garantir a estabilidade das reservas e o funcionamento do sistema de saúde do país.
“Faço um apelo à dádiva de sangue, à partilha”, disse Marta Temido por ocasião da participação na campanha de doação de sangue que se realizou no sábado, dia 26 de março, no Centro Ismaili de Lisboa.
A iniciativa foi organizada pelo Ismaili CIVIC Portugal, em parceria com IPST, cujos profissionais de saúde doaram o seu tempo de forma voluntária.
Saiba mais sobre a dádiva de sangue aqui.
Fonte: SNS