Mais de 100 dadores inscritos para doar medula óssea recuam quando chega a hora de concretizar o processo de doação, indica o Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE).
De acordo com a entidade, este ano foram chamadas 2 146 pessoas inscritas para doação de medula, mas, do total, 367 foram eliminadas por motivos clínicos e 101 inscritos afirmaram não querer continuar o processo.
O CEDACE refere que essas 101 pessoas recuaram quando foram chamadas para dar continuidade ao processo iniciado com a sua inscrição, um número ligeiramente superior aos 81 contabilizados em 2013. O número de desistências é, porém, considerado baixo, refletindo inscrições emotivas ou precipitadas.
“Às vezes acontece, as pessoas têm receios e desistem. Mas não é muito frequente porque é um processo muito longo, com muitos exames, estudos clínicos, avaliações psicológicas e da comissão ética”, explicou ao Jornal de Notícias, Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.