Mãe rapa cabelo em solidariedade com a filha

Uma mãe está a comover o Brasil ao ter rapado o cabelo para apoiar a filha que está a fazer tratamento contra o cancro.

O gesto solidário de Marileide Rosa, natural da Bahia, no Brasil, foi registado em vídeo e depressa se tornou viral nas redes sociais.

Maila Sofia, de 5 anos, foi diagnosticada com leucemia em 2017, quando tinha apenas 3 anos.

“A minha filha sempre foi uma menina brincalhona e ativa mas, de um momento para o outro, começou a ficar cansada, sempre a queixar-se de dores na perna. Depois começou a ficar com manchas roxas, com fraqueza, perdeu o apetite e, consequentemente, peso”, lembra Marileide.

Assustada, a mãe levou Maila até ao Hospital Manoel Novaes, onde a menina fez uma série de exames que detetaram o pior: Maila tinha leucemia.

Quando começou a ser submetida aos tratamentos, e ao ver outros meninos e meninas com cancro, a criança perguntou à sua mãe se também iria ficar careca.

“’Se eu ficar com falhas no cabelo, tu rapas-mo mamã?’, perguntou-me ela. Quando eu disse que sim, ela fez-me logo outra questão: ‘E se eu rapar o cabelo, tu rapas o teu também?’”, recorda a mãe.

E assim foi. Quando o cabelo de Maila começou a cair, Marileide tratou logo de rapar a cabeça da menina.

E, tal como tinha prometido, rapou também o seu.  Além do sucesso nas redes, o gesto serve de incentivo na rotina do tratamento da leucemia, segundo Dra. Teresa Fonseca, médica oncologista do GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer.

.

“O apoio familiar é muito importante. A partir do momento em que a sua mãe também rapou o cabelo, a Maila apercebeu-se que continua a ser a mesma criança adorável e gentil, que toda a gente conhece. Só que, neste momento, está em tratamento”, destacou a médica que acompanha a criança.

“A Maila não está sozinha. Ela conta com o total apoio da família, da mãe e dos amigos. Todo este apoio faz com que ela se sinta melhor, faz com que ela saiba que tem um futuro brilhante pela frente”.

Fonte: G1 Globo

Comments are closed.
Newsletter