Lucy’s Love Bus: a organização que oferece conforto e cuidados a pequenos pacientes 

A filha mais nova de Josh Danoff, Tilly, tinha apenas 2 anos quando os médicos encontraram um tumor que estava a pressionar a sua medula espinhal.

Nos 2 anos seguintes, a vida da família foi preenchida por consultas médicas, quimioterapia, exames e tratamentos.

“Foi uma época extremamente difícil, mas se houve algo que nos ajudou foi o Lucy’s Love Bus”, relembra Josh.

Esta instituição de caridade forneceu subsídios que ajudaram a família a pagar tratamentos complementares, como consultas quiropráticas e terapia craniosacral, que ajudaram a pequena Tilly a lidar com os efeitos secundários da quimioterapia. O grupo também permitiu que Josh e a sua esposa, proporcionassem à sua filha mais velha “valiosos momentos individuais connosco, numa altura em que a nossa atenção estava praticamente focada na Tilly”.

“Sinto-me incrivelmente sortudo por termos encontrado uma comunidade de apoio que nos acolheu enquanto passámos pelo período mais difícil das nossas vidas”.

A Lucy’s Love Bus foi fundada em 2006 por uma família que passou pelo mesmo que a família de Josh.

Lucy Grogan foi diagnosticada com leucemia quando tinha 8 anos de idade. Durante o período em que foi submetida aos mais diversos tratamentos, os cidadãos da pequena localidade de Amesbury, nos Estados Unidos, uniram-se em torno desta família, angariando todo o dinheiro possível para ajudar a família de Lucy a pagar as contas médicas e a cobrir as despesas domésticas.

Este apoio financeiro também permitiu que Lucy recebesse acupuntura para ajudar a aliviar as náuseas causadas pela quimioterapia.

No entanto, durante os seus tratamentos, Lucy ficou triste ao ver que alguns dos seus amigos de hospital não conseguiam ter o mesmo alívio porque não tinham dinheiro para tais tratamentos complementares.

Aos 11 anos, 6 meses antes de morrer, Lucy teve uma ideia: criar uma instituição de caridade que ajudaria crianças com cancro a terem acesso a terapias complementares que poderiam ajudar a tornar a luta contra o cancro mais confortável.

“A ideia era dar conforto para crianças com cancro”, conta Jackie Walker, diretora da organização.

Em 2011, uma benfeitora doou uma camioneta Volkswagen, de 1970, que a associação restaurou e pintou para se assemelhar a uma borboleta – um dos animais preferidos de Lucy.

“Apesar de nunca termos usado a nossa camioneta, ela continua a ser a nossa mascote. Aliás, é daí que vem o nome da associação – Lucy’s Love Bus”.

Hoje em dia, a Lucy’s Love Bus fornece financiamento para qualquer criança ou adolescente diagnosticada com cancro antes dos 21 anos, no Estado do Massachusett; essa ajuda financeira pode ser usada para pagar terapias e tratamentos que estão fora do domínio da medicina convencional, incluindo acupuntura, massagens, reiki, arteterapia e aconselhamento nutricional.

“Mas, de longe, a terapia mais popular é a equitação terapêutica”.

Os beneficiários recebem uma doação inicial de 1000 dólares (cerca de 930 euros) no primeiro ano do programa; depois, todos os anos, recebem 500 dólares (cerca de 467 euros) anualmente – “até quando necessitarem desse apoio, porque não nos esquecemos de que muitos sobreviventes sofrem de efeitos secundários a longo prazo”.

Desde a sua criação, o Lucy’s Love Bus já ajudou mais de 2500 pacientes. Nos últimos anos, a organização também expandiu as suas ofertas, de forma a oferecer apoio aos irmãos e aos cuidadores dos pacientes.

Fonte: NorthShore

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter