LPCC realiza tertúlia sobre Voluntariado em Coimbra

No âmbito do ciclo de tertúlias “Vamos Falar de Cancro”, realizar-se-á, no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 18h00, no espaço da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no Forum Coimbra, uma tertúlia sobre “Voluntariado em Oncologia”, moderada pelo Dr. Lino Vinhal e que contará com a participação do Padre Nuno dos Santos e da Professora Doutora Anabela Pereira. 
Para a LPCC, o voluntariado representa o principal instrumento de humanização em oncologia. A acção dos voluntários é uma importante componente na assistência ao doente oncológico e é uma fonte de suporte social valioso. No entanto, o voluntariado não beneficia só os doentes, mas também os próprios voluntários. 
No Núcleo Regional do Centro da LPCC, o voluntariado é desenvolvido em diversas vertentes de actuação, que vão desde o comunitário ao hospitalar, passando pelos grupos de entre-ajuda.
Na comunidade, o papel do voluntário é sobretudo orientado para a sensibilização e educação da população, referenciação de situações de doentes com carências socioeconómicas e angariação de fundos. 
No contexto hospitalar, o voluntariado cumpre a missão de acolher o doente, proporcionando-lhe apoio emocional e prático em ambulatório e em internamento, essenciais à humanização e à promoção de uma atitude positiva face ao cancro. 
Já os movimentos de entre-ajuda são constituídos por voluntários que passaram por uma doença oncológica, e, como tal, oferecem o seu testemunho e transmitem a mensagem de que “é possível vencer o cancro”.
O espaço da LPCC no Forum Coimbra tem como objectivo informar e orientar, numa perspectiva de educação para a saúde e de sensibilização para a prevenção da doença e para as actividades fomentadas pela LPCC no apoio ao doente oncológico.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter