O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai apresentar no próximo dia 17 de novembro, Dia Mundial do Não Fumador, um grande projeto de sensibilização para a prevenção do tabagismo “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco”.
A sessão de lançamento e apresentação das atividades previstas vai decorrer em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, às 15h00 e conta com a participação de Francisco George, diretor-geral da Saúde, Carlos Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a presença de vários parceiros deste projeto.
Com a “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco” a Liga Portuguesa Contra o Cancro prossegue uma das suas principais finalidades: a educação para a saúde e a prevenção do cancro. O tabagismo é responsável por 30% de todos os casos de cancro, 90% dos cancros do pulmão, 25% das doenças do aparelho circulatório e 75% a 80% das patologias respiratórias crónicas (bronquite crónica).
O cancro do pulmão é atualmente o quarto cancro mais incidente em Portugal, e o primeiro cancro em termos de mortalidade.
No projeto “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco”, diversas entidades especificamente dedicadas à luta contra o tabagismo e à doença oncológica, como outras que visam a promoção da saúde e bem-estar de um modo mais amplo, reúnem-se para alertar para as consequências negativas do tabagismo e para a necessidade de sensibilizar toda a comunidade para esta problemática.
Este não é um projeto que vise a proibição de fumar, mas uma iniciativa de sensibilização, com a finalidade de aumentar a consciência individual e coletiva dos efeitos que o consumo do tabaco pode provocar.
A iniciativa, que dá continuidade a uma primeira ação que decorreu em 2005, tem como grandes objetivos garantir o direito dos não fumadores, incentivar a comunidade a não fumar, fomentar a criação de espaços livres de fumo de tabaco e divulgar a legislação sobre a proibição de fumar em lugares públicos através de ações de educação.
O programa começa no dia 17 de novembro e vai terminar a 1 de junho de 2013, com uma grande atividade final com a participação das diversas entidades parceiras e de alunos de várias escolas da área envolvente do Parque Natural da Serra da Estrela.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.