A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou recentemente a 3.ª edição do Guia dos Direitos Gerais dos Doentes Oncológicos.
O guia lançado em colaboração com a AstraZeneca pretende também assinalar os 75 anos da instituição. A LPCC reforça que o cancro “é cada vez mais uma doença crónica, porquanto a despeito de uma incidência crescente, há muito mais curas, sobrevivências de longa duração com grande qualidade de vida e com um grande número de sobreviventes a retomar o seu trabalho habitual”.
Por considerar que se mantém um constante desrespeito pelos Direitos dos Doentes Oncológicos, “dispersos por numerosa legislação e mal aplicados ou ignorados pelas instituições de saúde, pelas seguradoras, pelas entidades bancárias, pela segurança social e pelos empregadores”, defende a importância deste guia.
A Liga lembra e defende “o direito à igualdade e equidade de todo o cidadão à prevenção primária, aos rastreios de base populacional, ao diagnóstico precoce, à acessibilidade atempada ao diagnóstico e tratamento segundo o estado da arte, englobando alguns tratamentos inovadores”.
O Guia pode ser obtido aqui.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.