A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) acaba de lançar a segunda edição de “Direitos Gerais do Doente Oncológico”, uma obra que se propõe orientar doentes e seus familiares, voluntários e profissionais de saúde por entre a dispersividade de informação e legislação que enquadra o apoio ao doente oncológico em Portugal.
Editado, à semelhança da primeira edição, com o apoio da AstraZeneca, o livro tem prefácio do atual presidente da Liga, Francisco Cavaleiro de Ferreira, que chama precisamente a atenção para as consequências inerentes à dispersão da legislação: “Neste intrincado de informação e legislação perguntamo-nos frequentemente como é que o cidadão comum consegue navegar, se por vezes até os profissionais têm alguma dificuldade em o fazer”.
À dispersão juntam-se as constantes alterações à lei e as permanentes remissões para normativos anteriores, o que – sublinha o presidente da Liga – “tem como consequência, na maior parte dos casos, que as pessoas desistam dos seus direitos”.
É para colmatar esta lacuna que surge esta segunda edição de “Direitos Gerais do Doente Oncológico”. O livro “irá seguramente ajudar a orientar, não só quem precisa de apoio, mas também os seus familiares e todos aqueles, profissionais e voluntários, que se dedicam à realização de um trabalho, altamente benéfico, para a melhoria e qualidade de vida destes doentes”, afirma Francisco Cavaleiro de Ferreira.
A obra será distribuída pelos Núcleos Regionais da LPCC, que assegurarão a sua divulgação e entrega juntos dos doentes.
A primeira edição foi lançada em 2011, por ocasião do 70.º aniversário da Liga. Dois anos depois, surge atualizada, cumprindo, como salienta o presidente da instituição no prefácio, um dos objetivos da Liga, a defesa dos direitos dos doentes oncológicos e dos sobreviventes de cancro.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.