LPCC debate problemáticas dos sobreviventes de Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza no dia 28 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma “Conferência Sobre Sobreviventes de Cancro”.

A “Conferência Sobre Sobreviventes de Cancro”, promovido pela LPCC, pretende debater precisamente os aspetos médicos, sociais, psicológicos e relações laborais com a banca e seguros dos sobreviventes de cancro em Portugal.

Um sobrevivente (a longo prazo) de cancro é um indivíduo que após cinco anos de deteção de um cancro, não havendo doença evolutiva, deixa de ser considerado doente através da avaliação de uma junta médica.

E depois? As condições de acesso a cuidados de saúde, o relacionamento com a banca e os seguros ou mesmo o trabalho são dificultados, conforme indicam diversos testemunhos? A “Conferência Sobre Sobreviventes de Cancro” pretende avaliar o que acontece às pessoas que “perdem” os apoios legais que tiveram durante o tempo de doença.

A previsão de casos de cancro em Portugal aponta para 2030 um aumento de cerca 25 por cento da incidência global da doença e, simultaneamente, uma diminuição dos números de mortalidade. Isto é, um aumento do número de homens e mulheres sobreviventes a um cancro.

A iniciativa conta com a colaboração do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra e com patrocínio da Ordem dos Médicos e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter