Há quase 7 anos atrás, Zachary Quinn e Brian Keller começaram a fazer gorros como parte de um projeto universitário de empreendedorismo, cujo objetivo era criar um negócio que, até ao final do semestre, gerasse lucro.
Mas estes dois amigos, e colegas de turma, não queriam apenas ter lucro; eles queriam fazer a diferença.

Zachary e Brian, os criadores da Love Your Melon. – Fonte: DR
“Conversámos com o hospital infantil que existia na localidade e disseram-nos que havia pessoas que tricotavam gorros para crianças com cancro que sofriam com a queda de cabelo. Isso pareceu-nos extraordinário”, disse Zachary.
“Depois, explicaram-nos que, devido à falta de uniformidade existente nos gorros feitos à mão, muito por causa de questões de limpeza, o hospital precisava de uma empresa que gerisse a qualidade desses mesmos gorros. E foi assim que nasceu a Love Your Melon. Decidimos que, por cada gorro vendido, iria ser doado um, totalmente seguro, a uma criança com cancro”.
Um ano e meio depois de ter sido criada, a Love Your Melon atingiu um dos seus principais objetivos: doar um chapéu a praticamente todas as crianças com cancro dos Estados Unidos.
Se no início eram apenas dois, hoje em dia a Love Your Melon emprega cerca de 35 pessoas. Para além dos gorros, a empresa também doa 50% dos seus lucros líquidos a entidades sem fins lucrativos que ajudam na luta contra o cancro pediátrico.
“Ainda pensámos, e continuamos a pensar, em ajudar outras causas, outras instituições. Mas pensar nas crianças que estão internadas, com cancro, que passam frio naqueles quartos de hospital, faz-nos continuar a ajudá-las. Desta forma também acreditamos que é mais fácil que os nossos parceiros percebam o impacto que têm na vida daqueles guerreiros”.
A receita anual da Love Your Melon atingiu os 32,5 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros) em 2018; este ano, as estimativas de faturação variam entre 35 e 40 milhões de dólares (entre cerca de 28 a 35 milhões de euros).
Os números impressionam ainda mais quando se tem em conta que esta empresa, criada a partir de um projeto universitário, foi financiada exclusivamente por Zachary e Brian.
“Fomos aprendendo a gerir uma empresa. Éramos apenas dois estudantes universitários quando criámos este projeto. Não tínhamos grandes conhecimentos. Tivemos a sorte de ter tido grandes mentores. Mas a verdade é que aprendemos quase tudo sozinhos”, confessou Brian.
“Nunca pensei que o nosso trabalho se complementasse desta maneira”, disse Zachary, que atualmente é o presidente da Love Your Melon, enquanto Brian exerce as funções de CEO.
“O Brian tem uma perspetiva operacional e, acima de tudo, empresarial. Já eu sinto-me um líder criativo”, explica Zachary.
E como líder criativo que é, Zachary confessa que está constantemente à procura de novas ideias que façam crescer, ainda mais, a Love Your Melon.
Hoje em dia, para além dos gorros, a empresa vende também camisolas, bonés, meias, bandanas, fronhas e mantas; existe, inclusive, uma linha direcionada para animais de companhia.
Para além disso, Zachary e Brian estão a tentar aumentar a distribuição da sua marca para além do comércio eletrónico e expandir os canais de publicidade; desta forma, os empresários esperam conseguir estabelecer contatos com o maior número de parceiros possível, sem nunca esquecer a missão da Love Your Melon: ajudar crianças com cancro.
“Neste momento, estamos focados em criar condições e estratégias que assegurem a sustentabilidade da empresa. Queremos envolver mais pessoas neste projeto, porque acreditamos que, ao termos mais pessoas a trabalhar connosco e a desenvolver novos produtos, podemos criar uma maior rede de apoio para crianças com cancro”, disseram os dois sócios.

O logótipo da empresa. – Fonte: DR
Fonte: Fox Business