London Global Cancer Week integra sessão dedicada ao tema “Desafios no diagnóstico precoce do cancro infantil: estratégias que funcionam”

A London Global Cancer Week promove, no dia 14 de novembro, uma sessão especial dedicada ao tema “Desafios no diagnóstico precoce do cancro infantil: estratégias que funcionam”.

A sessão, organizada pela Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP) e pela Associação Pediátrica Internacional (IPA), decorre em formato online entre as 16h30 e as 18h00.

Os resultados de sobrevivência de crianças e adolescentes com cancro ultrapassaram os 80% nos países de rendimento elevado. No entanto, as taxas de sobrevivência são muito mais baixas nos países de baixo e médio rendimento, onde residem quase 90% das crianças com cancro, referem a SIOP e a IPA.

O diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz, enquanto a doença ainda está nos estadios iniciais. O atraso no diagnóstico do cancro infantil é um problema significativo nos países de baixa e média renda e leva a altas taxas de doença avançada no momento do diagnóstico. Estima-se que 50% das crianças com cancro nos países de baixa e média renda nunca são diagnosticadas.

As estratégias direcionadas para os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do cancro pediátrico e o tratamento inicial dos cancros infantis devem melhorar o reconhecimento precoce dos cancros pediátricos e o encaminhamento atempado para centros de cuidados oncológicos pediátricos de referência e melhorar os resultados de sobrevivência, afirmam as duas entidades.

Nesta sessão, será abordado o “SIOP Childhood Cancer Early Diagnosis and Appropriate Referral (CEDAR)”, um projeto colaborativo da SIOP e da IPA que visa melhorar o conhecimento e a compreensão sobre o cancro pediátrico por parte dos prestadores de cuidados de saúde gerais, incluindo pediatras, médicos de família e enfermeiros comunitários, que estão envolvidos no atendimento inicial das crianças, investigação, diagnóstico e encaminhamento de pacientes pediátricos.

Fonte: SIOP

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter