Portugal apresenta uma lista de dadores de medula com mais de 340 mil inscritos, o que torna o país no segundo, a nível europeu, com maior registo de dadores por milhão de habitantes.
Em dez anos, a lista de dadores de medula no país passou de 22 047 inscritos para 340 958, no primeiro trimestre do ano.
Hélder Trindade, presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), destaca que as campanhas de novos dadores contribuíram muito para este crescimento repentino.
“São os doentes que lucram com isso, embora o ideal seja que a inscrição seja feita fora de apelos para que as pessoas tenham consciência de toda a informação”, sublinhou ainda o responsável.
Com o número de inscritos na lista de dadores de medula atualmente, Portugal já tem o suficiente para garantir a cobertura genética nacional, refere Hélder Trindade, acrescentando que, até ao final deste ano, conta ter mais 15 mil dadores inscritos e tipados.
O responsável indicou ainda que, em 2013, foram realizados 489 transplantes de medula, 119 dos quais graças a dadores inscritos da lista.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.