Lions Portugal e LPCC juntas em iniciativa solidária para apoiar crianças com doença oncológica

A organização não-governamental Lions Clubes de Portugal juntou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) numa iniciativa solidária que visa apoiar as crianças com doença oncológica e sensibilizar a sociedade para o cancro pediátrico. O anúncio foi feito a propósito do Dia Internacional da Criança com Cancro, assinalado a 15 de fevereiro.

O objetivo principal é promover o bem-estar e apoiar todas as crianças afetadas pelo cancro, de forma que tenham acesso a melhores tratamentos e medicamentos, bem como auxiliar famílias e amigos. A iniciativa também conta com a participação de diversas personalidades portuguesas.

Assim, no âmbito do projeto “LUCAS”, – Lions e Liga Portuguesa Contra o Cancro, União, Combate ao Cancro Infantil, Amor e Amizade, Solidariedade – a organização e os seus clubes realizam oficinas de construção manual da mascote Lucas nas várias comunidades.

Através da venda dos bonecos Lucas, pins e bolachas de cacau, a Lions angaria fundos para atribuição de bolsas de investigação médica para combate ao cancro infantil – com a colaboração da LPCC – e apoio a instituições oncológicas pediátricas na aquisição de equipamentos.

São também já vários os clubes de futebol portugueses da primeira e segunda liga que entraram em campo com uma camisola alusiva ao projeto, com o objetivo de o apoiar. 

“São patrocinadas anualmente duas bolsas de investigação na área no valor de 13 500 euros cada, sendo já vários os projetos em desenvolvimento por investigadores portugueses com este apoio cujos resultados se têm revelado muito positivos”, refere Ana Correia de Oliveira, médica e assessora do projeto.

O evento “oficinas Lucas” resulta ainda no “envolvimento da sociedade civil, consciencializando para a prevenção da doença”. No futuro, o objetivo passa por “continuar a apostar no desenvolvimento da investigação científica, continuar a apoiar aquisições de equipamentos de saúde e diagnóstico, consciencializar e sensibilizar a população, através de atividades com impacto, apostar na prevenção para a deteção precoce e desenvolver ações de apoio junto de pais e familiares”, acrescenta ainda. 

A missão deste projeto ganhou também uma nova voz em 2020, com o lançamento oficial do videoclip do Hino de Combate ao Cancro Infantil – “Tempo de Acreditar”, o qual realça a importância da sensibilização e envolvimento da comunidade no combate ao cancro infantil, aliando-se uma mensagem de esperança para crianças, respetivas famílias e sociedade em geral.

Este projeto musical conta com a participação de vários artistas nacionais: André Sardet, Carolina Pessoa, Cátia Guerreiro, David Carreira, Fernando Daniel, Joana Pessoa, Lookalike (letra), Olavo Bilac, Paulo Gonzo, Paulo Sousa, Pedro Gonçalves e Xutos & Pontapés. Ao longo do ano, prevê-se a concretização de um concerto com a presença destes artistas, bem como a realização de fóruns e debates no âmbito da temática.

A Lions Clubes de Portugal tem como missão, desde 1917, empoderar voluntários e parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactem vidas em todo o mundo e promover a paz e a compreensão internacional. A organização destaca que o diagnóstico precoce e estar bem informado sobre os primeiros sinais da doença são as armas mais poderosas para conseguir a cura das patologias oncológicas em idade pediátrica.

Fonte: Campeão das Províncias/Fotografia: Campeão das Províncias

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter