Linha Cancro assinala 4º aniversário

Inaugurada a 4 de fevereiro de 2008, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a Linha Cancro celebra este ano o seu 4º aniversário, naquele que se assume como um projeto de apoio à pessoa com cancro e aos seus familiares e amigos. 
Aconselhar, educar, encaminhar, informar, tranquilizar, sensibilizar, esclarecer e motivar são os objetivos principais deste serviço de referência que passou a contar com o apoio do Ministério da Saúde em março de 2011.
A ajuda disponibilizada na Linha Cancro centra-se em quatro áreas de intervenção: o apoio social, o apoio emocional, o esclarecimento sobre a respetiva legislação e os direitos da pessoa com doença oncológica, além de informações sobre a patologia e o seu respetivo tratamento. 
As chamadas são recebidas por enfermeiros e psicólogos especializados em oncologia, com o propósito fundamental de motivar e complementar o acompanhamento médico.
Os dados de 2011 indicam que, na Linha Cancro, foram atendidas 2.445 chamadas, sendo o dia de semana com maior procura a terça-feira (35,5%).
Continua a verificar-se que os utilizadores da Linha são maioritariamente o próprio doente oncológico, sobretudo do sexo feminino. Geograficamente, o distrito com maior número de chamadas é o de Lisboa (46%), seguido do Porto (32%).
A tipologia de assuntos que mais motiva a procura do serviço continua a ser a informação sobre a doença, os direitos das pessoas com cancro e as ações de rastreio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter