Linfomas desconhecidos por grande parte dos doentes antes do diagnóstico

Um relatório recente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) conclui que a maior parte dos doentes que sofrem de alguma das formas de linfoma, 88%, desconhecia a doença.

Numa pesquisa levada a cabo em 2010, a Abrale contactou 1.455 portadores de linfoma,tendo concluído que 86% destes doentes desconheciam por completo o que era um linfoma, antes do diagnóstico.

Perante esta realidade, a associação lançou pelo segundo ano consecutivo uma campanha de sensibilização contra a doença denominada por “Movimento contra o linfoma. Se toca. Quanto antes você descobrir, melhor”, para a qual contou com o apoio da IK Ideas, como forma de alertar a população para a importância de um diagnóstico precoce, dando a conhecer os sintomas e tratamento.

A campanha centra-se na importância do autoexame, através do toque, continua sendo o centro da campanha, já que os nódulos que se podem formar nas vírilhas, pescoço, axilas ou virilhas podem ser percepcionados com as mãos e, em alguns casos, chegam mesmo a ser visíveis a olho nu.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter