Um grupo de cientistas holandeses diz ter criado um novo mecanismo capaz de indicar qual o aminoácido mais limitante e necessário para cada tumor para manter o seu crescimento.
Num relatório publicado na revista Nature, a equipa do Instituto Antoni van Leeuwenhoek explica que criou um leitor do codão do ribossoma diferencial (dricore) que permite perceber as necessidades de cada tumor através da privação específica de determinados aminoácidos, o que abre caminho a um tipo de terapia personalizada.
Reuven Agami, líder do estudo, sublinha que no decorrer dos seus processos de divisão e sobrevivência, as células cancerígenas humanas usam a maioria parte da sua energia e nutrientes e esgotam um ou mais aminoácidos.
O leitor permitirá assim identificar quais os aminoácidos limitantes para cada tumor, possibilitando o uso de novos mecanismos de restrição adicional nos tratamentos que permitam limitar o crescimento tumoral, entre os quais a adição de uma substância que desligue a produção de aminoácidos, desligar diretamente os genes envolvidos na sua produção ou ainda através da injeção de uma enzima capaz de degradar o aminoácido.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.