Um estudo da Universidade de Haifa, em Israel, terá descoberto novas evidências sobre os benefícios da amamentação nos primeiros meses de vida e o menor risco de desenvolvimento de leucemia em crianças.
Num artigo publicado na revista JAMA Pediatrics, a equipa reforça que, com base na sua pesquisa é possível argumentar que as crianças que são amamentadas com leite materno por um período igual ou superior a 6 meses são 19% menos propensas a sofrerem de leucemia. Em bebés amamentados por um período inferior a 6 meses, o risco observado era 11% menor.
Os efeitos benéficos da amamentação foram observados numa meta-análise de 18 estudos anteriores que estudaram os impactos da amamentação sobre o risco da leucemia infantil.
Os investigadores defendem que o leite materno influencia o desenvolvimento do sistema imunitário da criança, pois contém compostos imunologicamente ativos variados e mecanismos de defesa anti-inflamatórios que podem conferir ao intestino da criança um microbioma “mais favorável” e fornecer-lhe células-tronco que permitam reforçar as suas defesas mesmo no combate ao cancro.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.