O fim de semana solidário promovido pela APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas, a Porto Lazer, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro e a Europacolon reuniu centenas de pessoas no conjunto de iniciativas marcadas pela sensibilização para as doenças do sangue e para as doenças oncológicas.
Esta verdadeira feira de saúde, que teve lugar no Pavilhão Rosa Mota, ficou marcada pela apresentação do livro “Somos Todos Heróis”, obra que reúne um conjunto de mais de 50 testemunhos de pessoas que já enfrentaram uma doença maligna do sangue e que integra a visão dos doentes e, ainda, a perspetiva dos que tratam e cuidam das suas consequências psicológicas.
A obra foi apresentada por Manuel Pizarro e pela jornalista Lúcia Gonçalves, tendo sido muito bem acolhida pelos doentes e pelo público em geral.
O evento integrou, ainda, uma “Caminhada pela Saúde”, que partiu dos jardins do Palácio de Cristal com chegada à Praça do Rossio e o “Encontro de Doentes”, que, este ano, estava subordinado ao tema “Novas Terapias para Doenças Oncológicas”.
Também a apresentação de “Lavender”, a série que quer tratar a Leucemia e o Linfoma por tu foi um dos destaques do programa da iniciativa que tinha como objetivo a angariação de fundos para o apoio aos doentes ao nível de medicação e transporte para os centros hospitalares.
Jimmy P., Fingertips, Fernando Pereira ou Kind of Queen foram alguns dos artistas que mostraram o seu apoio solidário e tornaram o evento num local de convívio.
Este tipo de iniciativas, além de permitir aos grupos de doentes das várias associações presentes a partilha de experiências vivenciadas durante e após a doença, visa, ainda, que os familiares e o público em geral tenham um conhecimento alargado sobre as medidas de prevenção das doenças oncológicas.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.