O bloco de ambulatório do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, lançou, no mês de janeiro, um conto infantil que tem como objetivo reduzir a ansiedade e o medo das crianças e dos pais quando confrontados com o desconhecido do ambiente hospitalar, nomeadamente com as operações.
Intitulado “O Lourenço foi operado e o medo é que ficou assustado. Sabes o que aconteceu? O Medo encolheu”, o livro de histórias surge no âmbito de um projeto que aquele serviço desenvolve há vários anos para reduzir da ansiedade de pais e filhos no bloco ambulatório que opera, maioritariamente, crianças entre os sete e os dez anos.
Criada pela anestesista Joana Guimarães, autora dos desenhos e grafismos que ilustram o livro, a história conta “todo o percurso que as crianças que chegam ao meio hospitalar para cirurgia vão percorrer, desmistificando os medos”.
“Por vezes, as crianças sentem medos que se forem devidamente explicados e conversados, acabam por encolher, diminuindo a ansiedade. O livro serve também para apoiar os pais que também precisam estar informados, permitindo uma convivência natural, agradável e menos traumática”, explica o chefe de enfermagem do bloco ambulatório, David Lourenço, citado pelo portal de notícias do Serviço Nacional de Saúde.
O projeto de redução da ansiedade no bloco ambulatório tem sido desenvolvido e implementado, há vários anos, pelos respetivos médicos anestesistas e enfermeiros.
Fonte: Serviço Nacional de Saúde